Devaneios... Nada mais...

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Insónia ( VIII )

(continuação)

Quando lá chego já a Sofia me esperava com um bilhete na mão. Promete ser um fim de semana maravilhoso… Vamos despachar a bagagem de imediato. Ainda falta uma hora para o voo. Vamos tomar o pequeno almoço e ficamos a observar de um modo jocoso os passageiros que vão passando… Há de tudo… Os empresários, os turistas, os famigerados emigrantes que voltam ao país pensando que vão ter honras de Estado e os velhotes que vêm no aeroporto um bom sitio para passear…
Finalmente entramos no avião… E daqui a nada vem a parte que mais detesto… aquela pressão sobre os ouvidos que faz parecer que vão explodir…
Vamos dando uma vista de olhos pelas revistas que compramos quando a Sofia para numa página…
-Signo? –pergunta-me ela.
- Sou peixes… Nasci no belo dia de 25 de Fevereiro… -respondo-lhe.
- A consciência pisciana é sutil e sensível. Sem se deter em ponto nenhum, ela capta a impressão geral das situações. Donos de uma mente maleável, eles ajustam a visão e o foco dependendo de cada momento, como a lente de um fotógrafo. Sem um olhar preestabelecido, o melhor nos piscianos acontece quando não esperam nem buscam alguma coisa. É neste instante que acham… Interessante…
- Agora tu… Também quero saber… digo-lhe eu…
- Deixa cá ver… 14 de Junho… Gémeos… Gêmeos, o primeiro signo da trilogia do Ar, possui a inteligência das palavras, dos significados, da comunicação. É dele o dom de falar para o outro da maneira mais compreensível possível, explorando a linguagem em todas as suas formas: gestual, escrita e falada. Os geminianos têm a clareza de saber perguntar, buscar informações, colocar em palavras aquilo que para muitos só pode ser sentido, tocado ou imaginado.
- 14 de Junho??? Então o teu aniversário é amanhã… Ainda bem que isto aconteceu… Vou ter de te comprar um prenda…
Chegamos a Viena às 15h32 e dirigimo-nos ao hotel onde tenho a minha reserva…
O hotel está cheio de gente… Interessante… Nunca diria que houvesse tanta gente interessada em Viena nesta altura do ano…
Dirigimo-nos à recepção e peço a minha reserva e outro quarto para a Sofia… O funcionário lá consulta o seu computador e faz uma cara não muito amigável…
Num inglês com um sotaque algo esquisito diz-me:
-I’m sorry sir… We’re full… You know… There’s a major convention here… All hotels in Viena are crowded…
Ai a ironia… Não há quartos em Viena…
- Não há problema. Tens um quarto não tens? Acho que cabemos os dois nele. Não te preocupes que eu não ocupo muito espaço… -diz-me a Sofia, sempre despachada…
Falo com o funcionário acerca da possibilidade de colocar uma cama extra no quarto. Vou dormir com a Sofia… No mesmo quarto claro…
Subimos até ao terceiro andar… Quarto onze… Camas separadas… Vá lá… Vai ser mais simples do que imaginava… Nem quero pensar como seria com uma cama de casal… Assim a tentação passa a morar mais longe…
Tenho de ir fazer a minha apresentação… Combinamos estar no Hotel às 19h30 para ir almoçar…
A apresentação corre às mil maravilhas… O meu alemão e inglês não é assim tão mau… Acho que ficaram impressionados com o meu trabalho… Querem-me levar a um restaurante que dizem ser ser muito bom… Explico que tenho a Sofia à espera… Não gosto muito destes jantares mas recusar era algo rude… Espero que ela não se importe de vir almoçar com estes “fatos” todos…
Amanha é o aniversário da Sofia… Saí da reunião relativamente cedo… Vou aproveitar para ir comprar uma prenda qualquer… Vai ser complicado… Entro no táxi e peço para ir para o centro… Passamos por um edifício espectacular… Pergunto ao taxista o que é… Diz-me que é a “Wiener Staatsoper”… A ópera de Viena… Peço para parar mesmo aqui… Grande ideia… Vou comprar bilhetes para a ópera… Espero que haja uma amanha e que ainda tenha lugares… Vou até lá… Dirijo-me à bilheteira… Ainda à lugares… São algo carotes mas… É uma vez… O dinheiro é para ser gasto… Não está a fazer nada fechado no banco… Peço dois. O bilhete marca Mozart’s "Don Giovanni"… Espero que a Sofia goste da surpresa… Sempre compenso-lhe pela seca que vai apanhar no jantar de hoje…
São 19h20 quando chego ao hotel… A Sofia já cá está no quarto…
- Olá… Estou de volta… mas trago más notícias… Tenho de ir jantar com os manda-chuva aqui da zona… Queres fazer-me um favor e vir também… Detesto estas coisas… Apanho sempre cada seca…
- Vamos lá… Aproveitamos e gozamos um bocado com os totós… -diz-me descontraidamente.
- Vou ter de trocar de roupa…
- Ok. Então enquanto te trocas vou dar uma vista de olhos ao jornal na sala de espera… Quando estiveres pronta vai lá ter. –digo, lamentando-me do longo tempo que vou ter de estar à espera enquanto escolhe os sapatos que combinem com a bolsa, ponha montanhas de maquilhagem e o mais que as mulheres fazem… mulheres… Não podemos viver sem elas…
Enquanto espero vou folheando o Der Standard… Apenas meia hora depois vejo-a descer a escadaria que dá para sala de espera… Demorou pouco… E a raquítica espera a que estive sujeito, valeu a pena… Está absolutamente deslumbrante… Nem quero acreditar nos meus olhos… Os austríacos vão ficar doidos…
Chegamos ao restaurante e já lá está a tropa toda reunida… Mulheres de um lado e os homens a beber no bar enquanto um ou outro fumam um cigarro… Ainda bem que estão na Europa… Não têm de se preocupar com o valor excessivo dos cigarros causado por um qualquer embargo ao melhor produtor do mundo… Aproximo-me deles e apresento a Sofia… Parecem cães babados… mas sempre ao estilo nórdico muito respeitadores…
Que longo jantar… Já acabámos a sobremesa e estou farto de ouvir falar da recessão da economia mundial, da globalização, do Euro, do Dollar, do petróleo… Que seca… Se não fosse a conversa paralela com a Sofia, já tinha adormecido…
Subitamente a Sofia levanta-se e puxa-me…
- Ladys and gentlemen… We’re very sorry but we need to go… Our child is waiting in the Hotel and we don’t like to leave him alone for very long. We’ve enjoyed your company a lot and we hope we’ll meet again…
Nem sei o que dizer… Esta mulher não pára de me surpreender…
O resto da mesa diz que compreende perfeitamente e que acha louvável a nossa atitude… Desejam-nos boa sorte e lá nos despedimos…
Saímos do restaurante às gargalhadas… Não acredito no que acabamos de fazer… O dia já vai longo e decidimos voltar ao hotel. Já é o aniversário dela mas faço-me de despercebido…
Vestimos os pijamas e deitamo-nos… Foi um dia cansativo… Adormecemos de imediato, com o sinal de “stören Sie nicht“ no lado de fora da porta…
São duas e meia quando acordo... Deixo um recado na mesa:
„Bom Dia dorminhoca... Fui até à sala de estar dar uma vista de olhos nas noticias... Estavas a dormir tão bem que não te quis acordar... Beijinhos“
Mais uma vez dou uma olhadela ao Der Standard... Quem dera ter aqui Ojogo... Saber quais as ultimas cusquices do mundo do futebol... Estou a olhar para o jornal... mas não leio nada... Estou entregue aos pensamentos... O que é que quero? Será a Ana? Será a Sofia? Se calhar estou um pouco atraído pela Sofia devido ao impasse com a Ana... Não saímos do sítio... O que será? Não apercebo que alguém se aproxima atrás de mim... Umas mãos tapam-me os olhos...
- Adivinha quem é?
Um sorriso desenha-se de imediato na minha face...
- Hmmm... Não sei... Será a Ana?
Bolas!!! Troquei os nomes... Tenho de me desenrascar desta situação...
- Já sei... É a Inês....
- Não... a Rita...
- Ou será a Maria?
Seguro-lhe as mãos e dou-lhe os parabéns...
- Feliz aniversário... Tenho uma surpresa para ti... Vamos almoçar... És a aniversariante... Eu pago...
Vamos a um restaurantezinho no centro da cidade... A meio do almoço puxo dos bilhetes e coloco-os em cima da mesa...
-Está aqui a minha prenda... Espero que gostes...
Ela pega neles e esboça um sorriso de orelha a orelha...
- Estás maluco? Isto deve ter custado uma fortuna... Não sei se posso aceitar...
- Claro que podes... Além disso não vou ver isto sozinho... E hoje o nosso filho tem a ama do hotel por conta dele...
- Ah ah ah... Que piada... Convenceste-me. Adorei a tua prenda... Obrigado. És uma pessoa espectacular!

Sem comentários: