Devaneios... Nada mais...

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Insónia ( V )

(continuação)


Dirijo-me ao escritório do Dr. Neves para entregar o relatório. Que bom… Três e meia e já posso ir embora.
- Boa tarde Dr. Neves. Venho entregar o relatório do trabalho da minha equipa.
- Boa tarde Eng.º Ferreira. Precisava mesmo de falar consigo. Ainda bem que cá está…
Bolas! Logo hoje que queria ir embora. Espero que não seja nada de demorado…
- Sexta-feira é a apresentação do produto na sede de Viena. Infelizmente não vou poder ir apresentá-lo. Admiro muito o seu trabalho. A sua equipa é a mais eficaz e a que produz melhor trabalho entre todas as que tenho trabalho. Queria pedir-lhe para me substituir na apresentação. É claro que lhe pagamos tudo: viagem, almoços, transportes. – diz com o seu ar sereno e repousado.
- Com certeza Sr. Dr. Não tenho nada agendado. Sexta-feira terei todo o gosto em fazer a apresentação.
- Muito bem. Aqui entre nós, não sou o único a admirar o seu trabalho. Correm boatos que estão a pensar promove-lo a director de projecto. Neste dossier estão os detalhes da viagem. Infelizmente nem todas as equipas são tão eficazes como a sua. Só ao fim da tarde é que me vão enviar os relatórios finais dos restantes departamentos. Assim que os receber envio-lhe uma cópia para o seu e-mail. Áhh. É verdade… O voo de regresso é só segunda-feira, por isso aproveite o tempo na cidade. Boa sorte.
- Obrigado. Vou dar o meu melhor. - respondo
Uiii… Este dia não é normal… A sorte está comigo…

Estamos a meio de Junho. O tempo está espectacular. Resolvo então ir a casa mudar de roupa e dar um passeio a Leça… Quem sabe o que mais me poderá acontecer hoje…
Entro no bar da Praia dos Beijinhos. Vou apreciar um pouco a praia. Peço uma água tónica e entrego-me aos pensamentos. Lembro-me da Ana. Será que gosto mesmo dela? Será que não era mais um romance qualquer. É uma mulher que qualquer um gostaria… Loira, cabelo curto, olhos escuros, fanática por ginásios e dá aulas na Faculdade de Ciências… Só tem aquele problema. Que raiva… Não sei o que ela quer… E se me abstrair vejo mais uns problemazitos… Falta-lhe um pouco de espontaneidade e tem alguns hábitos diferentes dos meus… Vamos ver um concerto e lá diz-me “Não vamos ali pró meio… Aqui vê-se bem…” Isto quando estamos a dois quilómetros do palco… Há uma festa e não quer ir porque vai estar muita gente, mas depois insiste em trazer sempre os amiguinhos para jantar. E agora? cá estou eu outra vez a tentar acertar as minhas ideias acerca do que é o amor ideal...
Toda a nossa vida somos bombardeados com histórias intermináveis de amor em que tudo corre bem e ambos vivem felizes para sempre... A história do rapaz que se apaixona pela rapariga mas que as famílias não querem, a história do rapaz que se apaixona pela rapariga mas que não sabe, e no último minuto descobre e ainda a conquista. O velho que descobre o amor num canto escondido do Universo. Enfim... Será que em Hollywood só há casais felizes? Estará isso apenas ao alcance de alguns seres predestinados... Nós os meros mortais conseguiremos alcançar a parte do "... e viveram felizes para sempre...". Analiso todos os factos e a resposta é fácil: "Não!!!". Todos os dias vemos discussões intermináveis entre casais e o número de divórcios aumenta irremediavelmente. Tudo isto leva-me a pensar para quê o amor e paixão se o nosso único objectivo é fazer com que a raça humana habite mais uns anitos na Terra...
O problema é o meu lado romântico... Olho para o que disse antes e penso... Não pode ser! O nosso objectivo na vida não pode ser o mesmo que o resto dos animais que se limitam a "amar" para dar continuidade à espécie... Que mundo cinzento seria esse... Ponho-me a pensar em todas as coisas belas que nos são oferecidas, como o nascer e o por de sol... e dou por mim a ver aqueles casais de velhotes sentados num banco de jardim com ar de adolescentes que vivem o primeiro amor... vejo um casal babado que passeia o seu filhote à beira mar, sorridentes, como que a mostrar ao mundo que o seu descendente é o melhor à face da Terra... e depois penso em todas as grandes lendas da História do amor, como D. Pedro e D. Inês de Castro, Romeu e Julieta e tantos outros... e finalmente grito: "Não pode ser!" Se não existisse o amor eterno, estes factos que enumerei não seriam possíveis... Estas histórias não existiriam... Sorrio! O meu lado romântico foi mais forte que a minha razão! Depois desta batalha entre os dois lados, o que mais luz traz à minha vida ganhou! Só me falta saber se ela é mesmo a tal... Volto a pensar na Ana…. Será o que o lado romântico ganhou mesmo? Começo a pensar se não sou eu que estou a ser demasiado exigente… Se calhar aprenderei a gostar desses pequenos defeitos dela…
De repente sou chamado de novo à Terra por um grito atrás de mim:
- Eiiiiii. Olha quem é ele! Então o que fazes por aqui?
A voz é inconfundível… É do meu melhor amigo – o Gonçalo. É um tipo espectacular. Conheço-o desde criança e é o típico menino rico. Nunca fez praticamente nada na vida. O pai é dono de umas poucas de empresas em diversos sectores. Bastou-lhe tirar o curso de Gestão Empresarial e tem a vida assegurada. No entanto apesar de todo o dinheiro é uma pessoa fantástica. É uma pessoa muito simples, sempre disposta a ajudar e com um humor fantástico… mas a característica que chama a atenção a todos é ser totalmente trapalhão. Ainda por cima é um ser imponente… um metro e noventa e uns cento e muitos quilos… Agora imagina o que acontece quando simplesmente tenta levantar-se… Lá vai um copo pelo ar. Imagina pois o que é jogar futebol com ele… Tenho sempre muitas nódoas negras para contar o que se passa….
Vem acompanhado da sua namorada de longa data… Desde que eles começaram a namorar soube que era assunto sério…
Depois de formalmente cumprimentar ambos, diz-me:
- Ainda bem que te encontro aqui… Tenho uma noticia fantástica para te dar… (Ena outra…). Ontem pedi a Catarina em casamento e ela aceitou. Claro que já sabes quem vai ser o padrinho do nosso casamento... Vai ser o Pedro. Estou a brincar. Nem penses em recusar ser o padrinho do nosso casamento.
- Ehhh pá. Claro que aceito. Parabéns!!! Sempre soube que eram feitos um para o outro. – digo-lhes.
Ficamos a recordar diversos momentos e a falar sobre como vai ser a cerimónia e todos esses pormenores necessários para um casamento até as 19h20.
- Desculpem, mas vou ter de abandoná-los. Combinei ir jantar com a Ana e já estou a ficar atrasado. Depois ligo-vos para falar convosco mais atempadamente…
- Ok. Então até amanhã…
O meu carro voa até casa da Ana… Impressionantemente consigo chegar lá as 19h30…
- Olá Anokas.
-Olá Francisco. Está tudo bem contigo?
- Comigo está tudo maravilhosamente bem… O teu telefonema é que me deixou algo preocupado… Não aconteceu nada de mal pois não?
- Não te preocupes. Durante o jantar explico-te tudo…
- Ok. Queres ir jantar a algum sitio em especial? – pergunto-lhe
- Não. Decide tu.
Guio então até à Grade. Estou impaciente para saber o que ela quer…
Pedimos filetes de tamboril com salada russa, e então volto a insistir:
- Então diz lá o que se passa…
- Olha… diz-me hesitante e faz uma pausa algo demorada…
- Ofereceram-me um emprego na Fernando Pessoa. Pagam ligeiramente mais, mas estou algo receosa em deixar a Faculdade de Ciências…
Bolas… Pensava que era algo mais importante que me queria dizer… Pensava que ia dizer que queria começar uma relação a sério… Afinal era das poucas vezes que estávamos a jantar sozinhos… sem as “muletas”… Podia jurar que estava interessada em mim… Detesto esta cena dos sinais e joguinhos… Era tão mais simples se fizéssemos simplesmente como os pavões… Os machos abriam as suas penas e a fêmea escolhia as que gostava mais e pronto… assunto resolvido! Mas não… o ser humano gosta de complicar… Em vez disso vamos antes usar sinais e mensagens subliminares e esperar que o outro as compreenda… E quem não as souber ler, azar… Sai do jogo e reduz-se à sua insignificância…
Lá lhe digo o meu ponto de vista, os prós e contras e como só ela podia fazer a decisão sozinha…

Pergunto-lhe se quer ir tomar café a algum lado, mas recusa e diz que tem aulas amanhã cedo…

Foi um dia em cheio… hoje não vou ter dificuldades em adormecer…

Sem comentários: